Clique na imagem para ver ela em tamanho real

Painel "Folclore".
E nesta aula todos foram para o muro onde será feito o painel do dia 31 com o tema “Folclore”.Alunos, oficineiros e amigos que irão participar do painel limparam o muro de aproximadamente 60 mts de extensão que ira ser preenchido com personagens do folclore brasileiro.
Estão todos convidados para prestigiar a pintura neste próximo final de semana.
Obrigado a todos que visitam o nosso blog.
PAZ
"Só para três viventes ele olhava nos olhos: era para o filho, menino cargoso como uma mosca, para um baio cobos-negros, que era o seu parelheiro de confiança, e para um escravo, pequeno ainda, muito bonitinho e preto como o carvão e a quem todos chamavam somente o Negrinho.
A este não deram padrinhos nem nome; por isso o Negrinho se dizia afilhado da Virgem, Senhora Nossa, que é a madrinha de quem não a tem."
(João Simões Lopes Neto)
Escravo, órfão, o menino pertencia a um fazendeiro rico, cruel e arrogante. Maltratado por todos, principalmente pelos filhos do senhor, sofreu inúmeros castigos e barbaridades. Ao perder a tropilha de cavalos de seu amo, foi surrado sem piedade. Seu corpo moribundo foi, então, jogado à boca de um enorme formigueiro, para que as formigas o devorassem. No dia seguinte, o fazendeiro, atormentado, correu ao local e não mais encontrou o supliciado. Em vez disso, viu Nossa Senhora e o Negrinho, seu afilhado, são e feliz, montado em um cavalo baio, pastoreando uma tropilha de cavalos invisíveis.
O Negrinho do Pastoreio é mito de origem gaúcha, com fundamentos católicos e europeus, divulgado com finalidades morais. A compensação e redenção divinas aos sofrimentos terrenos. A tradição popular concedeu-lhe poderes sobrenaturais, canonizando-o. Possui inúmeros devotos. Afilhado da Virgem, encontra objetos perdidos, bastando prometer-lhe um toco de vela que será dado à madrinha. Em algumas versões, oferece-se também, um naco de fumo para o menino.
Mais um "Papel de parede"
Estamos postando um novo wallpaper para sua área de trabalho ,nesta edição postamos um papel de parede com a arte do artista “FURTADO”.
Instruções:
1º Clique na imagem para ampliar ela no seu tamanho real.
2º Com o botão direito do mouse clique em cima da imagem.
3º Escolha a seleção “Definir como Papel de parede.
Pronto seu computador já possui nosso papel de parede decorando sua área de trabalho.
Rumo ao painel do "Folclore".
E não foi só a workshop que aconteceu neste último sábado no projeto,como já está marcado a data e o tema para nosso próximo painel,estamos fazendo uma série de estudos sobre o tema cujo o nome já dito em textos anteriores é “Folclore”.Neste sábado os alunos se reuniram-se para discutir,falar e contar lendas e outros assuntos a respeito não só do folclore no Brasil mas também do folclore em outros paises.Na próxima aula já iremos para o muro para prepara-lo para os desenhos.
Muito obrigado a todos os visitantes do blog.
PAZ
Mais um "Papel de parede"
Estamos postando um novo wallpaper para sua área de trabalho ,nesta edição postamos um papel de parede com a arte do graffiteiro “PNEU”.
Instruções:
1º Clique na imagem para ampliar ela no seu tamanho real.
2º Com o botão direito do mouse clique em cima da imagem.
3º Escolha a seleção “Definir como Papel de parede.
Pronto seu computador já possui nosso papel de parede decorando sua área de trabalho.
E assim segue o projeto.
E assim foi mais uma workshop do projeto “Graffiti Arte para Cidadania”,desta vez contamos com a presença de “Daniel Melim” e “Alex Vinte3”.Deram um show no estilo stencil arte. Desde já o projeto agradece aos dois artistas e a todos os que compareceram no projeto,confiram agora algumas fotos de como foi a workshop.
É neste Sábado...
Estão todos convidados a participar de mais um workshop de graffiti no “G.R.M.A”,desta vez contamos com a presença dos artistas "DANIEL MELIM"da DUCONTRA CREW e "VINT3" da FAMILIA FEBRE
O workshop é neste sábado dia 16/08/2008 e começa a partir das 10:00h.
Contamos com a presença de todos vocês desde já o nosso muito Obrigado.
PAZ.
Mais um "Papel de parede"
Como tinhamos prometido,estamos postando um novo wallpaper para sua área de trabalho ,nesta edição postamos um papel de parede com a arte do graffiteiro “MAO”.
Instruções:
1º Clique na imagem para ampliar ela no seu tamanho real.
2º Com o botão direito do mouse clique em cima da imagem.
3º Escolha a seleção “Definir como Papel de parede.
Pronto seu computador já possui nosso papel de parede decorando sua área de trabalho.
Nos preparando para o próximo painel.
A partir de 09/08 começamos a tratar sobre a temática do folclore, através de aulas sobre o folclore brasileiro, ministradas pelo Prof. Marcelo e Prof. Cristiano com intuito de pintarmos um grande mural no dia 31/08, estão desde já todos convidados. Estaremos postando algumas lendas sobre o folclore brasileiro e imagens para que possamos nos familiarizar com nossa cultura.
O que é folclore?
A palavra surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que em 22 de agosto de 1846 publicou um artigo intitulado "Folk-lore". No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se "folclore".
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um País, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que um certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que também tenha origem anônima.Para se determinar se um acontecimento é folclórico, ele deve apresentar as seguintes características:
* Tradicionalidade: vem se transmitindo geracionalmente.
* Oralidade: é transmitido pela palavra falada.
* Anonimato: não tem autoria.
* Funcionalidade: existe uma razão para o fato acontecer.
* Aceitação coletiva: há uma identificação de todos com o fato.
* Vulgaridade: acontece nas classes populares e não há apropriação pelas elites.
* Espontaneidade: não pode ser oficial nem institucionalizado.
As características de tradicionalidade, oralidade e anonimato podem não ser encontrados em todos os fatos folclóricos como no caso da literatura de cordel, no Brasil, onde o autor é identificado e a transmissão não é feita oralmente.
O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também inclui festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções (inclusive as baladas e canções de ninar).
A lista do que é folclore ainda inclui gestos, a maneira de chamar a atenção que usam os vendedores de rua, os símbolos, as receitas de comidas, os motivos dos bordados, alguns tipos de cercas e de casas e até mesmo maneiras de chamar e dar comandos aos animais, porque todas essas manifestações são muito próprias de cada cultura e diferem de região para região.
22 de Agosto - Dia do Folclore
Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um País. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".
Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através do Decreto Federal nº 56.747, de 17 de agosto de 1965. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.
Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo
http://www.bv.sp.gov.br
Mais um "Papel de parede"
Como tinhamos prometido,estamos postando um novo wallpaper para sua área de trabalho ,nesta edição postamos um papel de parede com a arte do graffiteiro “ONINO”.
Instruções:
1º Clique na imagem para ampliar ela no seu tamanho real.
2º Com o botão direito do mouse clique em cima da imagem.
3º Escolha a seleção “Definir como Papel de parede.
Pronto seu computador já possui nosso papel de parede decorando sua área de trabalho.
E assim foi a "workshop"...
E neste sábado dia 09/08/2008 rolou a workshop com a galera mambembe,”MAO”,”NOT” & “WEND” ,representaram e com grande estilo na workshop.Nem a chuva que durou o dia inteiro atrapalhou o animo e o trabalho dos artistas ,que foram ate o final e deixaram para nós do projeto ,uma amostra de seu trabalho colorindo assim mais uma vez uma das paredes do espaço. A próxima workshop teremos a presença de ”DANIEL MELIM” e “VINT3',dando um show para nós na categoria stencil arte ,vamos aguardar até lá. Obrigado a todos os participantes e convidados presentes na workshop mambembe.
PAZ.
É neste Sábado...
Estão todos convidados a participar de mais um workshop de graffiti no “G.R.M.A”,desta vez contamos com a presença dos artistas da zona leste de São Paulo “MAO”,”NOT” e “WEND”,ambos fazem parte da crew EM.
O workshop é neste sábado dia 09/08/2008 e começa a partir das 13:00h.
Contamos com a presença de todos vocês desde já o nosso muito Obrigado.
PAZ.
Mais um "Papel de parede"
Como tinhamos prometido,estamos postando um novo wallpaper para sua área de trabalho ,nesta edição postamos um papel de parede com a arte do graffiteiro “COSP”.
Instruções:
1º Clique na imagem para ampliar ela no seu tamanho real.
2º Com o botão direito do mouse clique em cima da imagem.
3º Escolha a seleção “Definir como Papel de parede.
Pronto seu computador já possui nosso papel de parede decorando sua área de trabalho.